Nosso lançamento do Galileo está atrasado, mas aqui estão as principais mudanças que você pode esperar

A nossa última ISO, Cassini Nova R3 lançada em Setembro, era supostamente para ser a nossa última versão da família Cassini.

Antes de prosseguir sim, somos Arch-Based, e por isso nós somos uma distribuição rolling release, então além das atualizações vindas diretamente da base Arch, como mudanças no Linux kernel e versões systemd, não deve importar qual nome a ISO tem, você pode pensar.

Bem, isso é verdade para maior parte dos novos lançamentos. Mas como em todo grande lançamento, nos introduzimos melhoramentos e novas opções para melhorar o processo de instalação e eu repito de novo, nossos lançamentos afetam o processo de instalação, não o sistema instalado, eles seguem recebendo as atualizações regulares Arch/AUR.

Bugs na base:

De volta ao tópico, nós estávamos para lançar Galileo há algumas semanas atrás mas então o Kernel 6.5 foi lançado e com ele alguns bugs importantes que nos impediram de lançar Galileo. Nossas ISOs de teste lançadas com qualquer versão do Kernel 6.5 não estavam fazendo boot em alguns hardwares específicos e também em algumas configurações de máquinas virtuais. Outra versão Cassini Nova não é possível também por causa desse mesmo problema. Nós consideramos por um segundo lançar Galileo com o LTS kernel mas isso seria um problema para configurações de hardware mais recentes. Já que a nossa equipe é bem pequena e nenhum de nós foi capaz de resolver ou contornar esses problemas na base Arch, nós simplesmente resolvemos esperar pelos fixes na base.

Você pode ler mais sobre esses bugs aqui.

Menos é mais

Desde 2019 nós adicionamos opções para nosso processo de instalação e principalmente nas opções de DE e WM. Em Dezembro de 2021 nós apresentamos as edições da comunidade. Essas edições foram principalmente configurações desenvolvidas e mantidas pelos membros da comunidade.

Como todos nós sabemos, membros vem e vão e isso também vale para desenvolvedores das nossas edições da comunidade. Infelizmente, no nosso caso, membros saíram mas ninguém continuou o trabalho para essas edições, deixando a manutenção para a nossa equipe de desenvolvedores. Como eu mencionei anteriormente, nosso time é pequeno e a quantidade de trabalho para manter essas edições da comunidade rodando apenas se transformaram em um fardo a mais adicionado para já existentes tarefas de manutenção.

Então, nós tivemos que tomar a decisão de deixar as edições da comunidade para trás. Galileo vai ser o primeiro lançamento sem as opções, Sway, Qtile, Openbox, BSPWM, e nossa VM-exclusive Worm no instalador. Ainda vai ser possível instalar mas apenas depois que o sistema já estiver instalado.

As opções para o Galileo serão, Budgie, Cinnamon, Gnome, i3, LXDE, LXQT, Mate, Plasma e Xfce.
Nós estamos quase que praticamente retornando às nossas raízes de certa forma.

Isso pode soar como um grande passo para trás, mas as vezes é preciso deixar as coisas para trás para podermos ir para frente e esse é certamente o caso para essa decisão. Continuamos adorando trazer lançamentos para vocês e conversar com a comunidade e para manter o projeto vivo, esse emagrecimento foi necessário.

Adeus Xfce, Olá Plasma

Desde o início, trazemos nossos ISOs com um ambiente Xfce live ligeiramente personalizado e opção de instalação offline. Agora, mais de quatro anos nessa jornada, está ficando mais difícil para nós continuar trazendo o Xfce personalizado e mantido em relação ao progresso feito no instalador do Calamares. Este é o motivo pelo qual estamos dizendo Adeus para o Xfce e dizendo Olá para o Plasma, para o Galileo em diante. O KDE Plasma oferece uma experiência de desenvolvimento mais nativa para a equipe e, portanto, é mais fácil de manter.

Este é o principal e único motivo desta mudança e lembre-se, estamos falando apenas do ambiente live e da opção de instalação offline. Cada usuário é livre para escolher o DE ou WM que o instalador oferece. E para aqueles que preferem a opção de instalação offline, o Plasma pode rodar na maioria das máquinas mais antigas por até dez a doze anos depois. O plasma não é o ambiente que requer recursos pesados de hardware como costumava ser.

Como você leu, estamos mais do que ansiosos para lançar o Galileo e faremos isso no momento em que todas as luzes estiverem verdes.

Para permanecer no nosso tema espacial, o lançamento está adiado devido a condições externas infelizes…

4 Likes

Obrigado!

1 Like

De nada, disponha :+1:

1 Like