Publicação original de @Bryanpwo aqui.
Por @Rockwallaby
Na sequência da nossa edição Apollo para sistemas x86-64, apresentamos com orgulho o nosso renovado script de instalação automatizada EndeavourOS ARM.
As melhorias deste script centram-se no Raspberry Pi 4 64-bit, uma vez que o desenvolvimento a montante para esta plataforma é muito activo. A equipa EndeavourOS ARM decidiu abandonar o desenvolvimento de 32 bits para o Raspberry Pi 4 em futuros lançamentos e desenvolver exclusivamente para 64 bits, para aproximar a experiência EOS ARM da versão EOS x86-64 nestes dispositivos.
Isto não significa que os dispositivos Odroid, que ainda estão a usar 32-bit, tenham sido removidos do script automatizado. O script ainda é compatível, mas não vão ter a maioria das novas funcionalidades, simplesmente porque o hardware não é compatível com essas opções.
As novas funcionalidades
Portanto, estas são as novidades para a instalação do Raspberry Pi 64-bit:
- Uma imagem base modificada (passo 1) — Agora estamos a utilizar uma imagem base modificada, em vez da imagem oficial do Archlinux ARM. A imagem modificada instala o kernel da Fundação Raspberry Pi (AKA linux-rpi) logo desde o início. Isto traz um kernel mais recente do que o Arch ARM está a fornecer. Obrigado a @manuel pela sua ajuda para pôr a funcionalidade de lançamento do github a funcionar.
- O Networkmanager substituiu netctl — netctl foi substituído pelo Networkmanager na imagem Base e agora a imagem Base pode ser directamente instalada num SSD USB 3 no caso do Raspberry PI 4, em vez de o instalar primeiro num uSD e depois transferi-lo para o SSD USB 3. Também se oferece a possibilidade de activar o WiFi durante a instalação no RPI 4.
- Opção de instalação BTRFS — O script automatizado oferece agora a opção de instalar o sistema com BTRFS.
- Worm, um novo gerenciador de janelas lado a lado (tiling) — O recentemente introduzido gerenciador de Janelas e de Lado a Lado apresentado na versão Apollo foi também adicionado às opções ARM.
Se têm curiosidade sobre quão bem funciona a actualização do script automatizado, podem começar a vossa exploração aqui.
Renovado script para Apple Mac M1 usando Parallels Desktop
Em Janeiro deste ano, apresentámos um script para instalar o EndeavourOS ARM no programa Parallels Desktop. O nosso membro da comunidade @KrimKerre melhorou este script, tornando a instalação mais fácil e intuitiva de utilizar.
Em vez de se servir do Debian, o renovado script usa uma imagem criada por Tobias Powalowski, desenvolvedor Arch, como ponto de partida.
A imagem é uma VM pré-feita com uma instalação Arch de base muito mínima, e actualmente existem as opções de instalar com kernel 5.15.x e 5.16.x.
Este script não seria possível sem Krimkerre e Tobias Powalowski.
Podem ler o processo de instalação aqui.