Como posso eu acessaruma pasta no windows usando EndeavorOS Atlantis dentro VirtualBox?

inseri a pasta nas configurações de compartilhamento do virtual box… mas dá a mensagem:
Failed to Open directory ‘Pasta’

error opening directory ’ media/Pasta/’: Permission Denied.

obrigado desde já
Sergio

You need to add this to fstab as mounted default to be able to readwrite as normal user.

Você precisa adicionar isso ao fstab como padrão montado para poder ler e escrever como um usuário normal

<removed by poster> i understood something different from question.

Forgive me for my ignorance…but I don’t know what FSTAB is! …can you explain better?

Fstab is in /etc/fstab file

And after I find the file…should I enter a command line?
Which would be…?
Thanks in advance
Sergio

the file is set to read only
how do I set: read and write ?
thanks

how do I set: read and write FStab file

sudo nano /etc/fstab

Tome cuidado ao editar esse arquivo, pois você pode fazer com que seu sistema não reinicie mais.
Eu infelizmente nunca instalei o EnOS no VirtualBox, muito menos compartilhar pasta dessa forma que você está fazendo, caso contrário eu te diria como prosseguir.

Mas como é inseguro, se eu não compartilho nada em rede?
e não tenho usuarios em meu PC?
ou melhor, só eu que uso Meu Pc

Inseguro no sentido de que se você configurar o arquivo fstab de forma errada, ou apagar algo que não deve, seu sistema não vai reiniciar mais.

estou no VirtualBox…não é seguro? sendo um sistema instalado virtualmente?

O Windows Crash?

Eu não disse isso e não sei de onde tirou isso.
A questão aqui é rodar o sistema no virtual box, e acessar uma pasta no Windows, certo?

sim

Apenas para ter acesso aos meus arquivos, por exemplo de som

Eu entendo pouco de Virtual Box, mas acho que entendo o suficiente para te ajudar.
Você está rodando a maquina no Virtual Box com o próprio IP, ou com aquele NAT do sistema onde o Virtual Box está instalado?
Vamos testar primeiro se funciona sem editar o fstab, e se funcionar, faremos a edição em seguida.

cd /mnt
mkdir arquivos_de_som
sudo chown sergio arquivos_de_som
sudo mount ip_maquina_windows://localque/quermontar /mnt/arquivos_de_som

nada de ip…pois isto sim é inseguro!!!

Estou tentando te ajudar a montar uma pasta, se você não gostou da solução proposta, recomendo que estude um pouco mais como as coisas funcionam, o que é DNS, como funciona montar pastas, permissões e etc…
Boa sorte!

Obrigado…Pela estimada ajuda