Imagem de Rockwallaby
Já estamos há mais de um mês em 2023 e tem havido muito desenvolvimento, a montante e por nós, desde que a Cassini foi lançada em Dezembro. Por isso, estava na altura de vos trazermos uma ISO actualizada. Sei que digo isto a cada lançamento, mas as correcções aqui descritas aplicam-se ao processo de instalação da ISO, por isso os sistemas existentes não têm de ser actualizados para a Cassini Neo. O EndeavourOS é um sistema “rolling release” baseado em Arch, basta actualizar o sistema regularmente e não há problema.
Como o nome já deixa claro, esta versão ainda está a funcionar sob a bandeira principal da Cassini, e vem com algumas melhorias adicionais na versão principal, feitas graças ao precioso feedback da nossa comunidade. Portanto, sem mais demoras, vamos mergulhar nas características do nosso lançamento da ISO Cassini Neo.
Cassini Neo
Fundo de ecrã de Rockwallaby
A ISO vem com as seguintes versões de pacotes principais:
- Calamares 3.3.0-alpha3
- Firefox 109.0.1-1
- Linux kernel 6.1.9.arch1-2
- Mesa* 22.3.4-1
- Xorg-Server* 21.1.7-1
- nvidia-dkms 525.85.05-3
Este lançamento vem com as seguintes correcções de bugs:
- Uma correcção para máquinas mais lentas durante o processo de instalação, causando um intervalo de tempo durante a construção das imagens de arranque (initrams)
- Ao não seleccionar nenhuma das opções no campo de bootloader do Calamares, a instalação já não vai abaixo (ver imagem abaixo). Nesse caso, o sistema será instalado com a opção padrão systemd-boot em vez do GRUB, como introduzido no lançamento da Cassini.
- bashrc movido para /etc/skel em vez de escrito por cima do que se encontra no directório “home” de um utilizador existente.
- Uma correcção para a ausência da saída completa da hibernação após a instalação em alguns casos.
- Openssh será novamente instalado por defeito, depois de ter sido deixado acidentalmente de fora na ISO Cassini.
- O ficheiro /etc/default/grub já não é instalado quando o systemd-boot tiver sido escolhido.
- O pacote xf86-video-intel está parcialmente quebrado no caso da 12.ª geração de CPU Intel e não funciona na totalidade nas GPU ARC, fazendo com que os sistemas ISO/instalados não arranquem nessas máquinas. A detecção de hardware foi adicionada para não instalar o pacote de vídeo Intel naquelas máquinas, geração anterior. As máquinas Intel irão ter o Intel video instalado por defeito para uma melhor experiência.
- A opção de encriptação foi adicionada no campo Calamares quando substituir uma partição é escolhido. (Ver imagem abaixo.)
Mudanças em ARM
Imagem de Rockwallaby
Em Junho de 2022 apresentámos a opção de instalação integrada na nossa principal ISO para ARM no nosso lançamento Artemis, após muitos pedidos para tornar a instalação do ARM mais fácil.
Em Junho de 2022 introduzimos a opção de instalação integrada na nossa principal ISO para ARM no nosso lançamento Artemis, após muitos pedidos para tornar a instalação do ARM mais fácil de utilizar.
Recebemos muitas reacções positivas a isto, mas houve também pedidos para disponibilizar a opção de instalação para dd, em vez de descarregar toda a ISO para sistemas x86_64, mas permanecendo a abordagem de fácil utilização com Calamares.
Bem, ouvimos e compreendemos esse feedback, e a equipa ARM tem estado a trabalhar arduamente para tornar isto possível. A partir de agora, oferecemos três opções de instalação para ARM numa configuração com ambiente de trabalho, e como uma instalação de servidor headless:
- Método um — Usar o EndeavourOS x86_64 Live ISO para instalar uma imagem.
- Método dois — Descarregar um script e utilizá-lo para instalar uma imagem.
- Método três — Descarregar uma imagem para ser instalada com dd ou RPI imager.
Tenho de acrescentar que essas opções de instalação são para o nosso hardware compatível, o RPi 4, Odroid N2, e o PineBook Pro ARM SOC. Para hardware não compatível a opção de instalação permanece a mesma. Pode ler mais sobre o processo de instalação aqui.
Um agradecimento especial
Gostaríamos de agradecer à comunidade e aos nossos contribuintes financeiros pelo seu contínuo apoio e feedback, sem vocês não poderíamos continuar a nossa viagem.
E um agradecimento especial ao @Ricklinux. Sem os seus testes elaborados e inesgotáveis, qualquer lançamento nosso teria caído no caos desde o início.
Jonathon Fernyhough, 1982–2023
Recentemente, toda a comunidade Arch, incluindo os derivados, recebeu a chocante notícia de que Jonathon Fernyhough faleceu de cancro a 7 de Janeiro de 2023.
Jonathon era um ávido defensor de FOSS e levou a cabo um grande número de trabalhos no mundo do Arch. Não só era activo no desenvolvimento, como também ajudou todo o universo do Arch, graciosamente, quando podia.
Quando lançámos o nosso fórum e website em Junho de 2019, ofereceu imediatamente a sua ajuda e continuou a fazê-lo mesmo no meio da batalha contra a sua doença.
Perdemos um verdadeiro cavalheiro, mas a sua memória e o seu legado continuarão a viver. Assim, dedicamos este lançamento à memória e honra de Jonathon Fernyhough, também conhecido como “Jonathon, o Grande”.
Ainda pode partilhar um pensamento ou memória pessoal sobre Jonathon aqui, se assim o desejar. Ajudaria a confortar a sua família e os seus entes queridos durante este período da sua trágica perda.
A ISO pode ser descarregada na nossa página do lançamento mais recente.