A ISO-next EndeavourOS chegou

Publicação original de @Bryanpwo: Our ISO-next has arrived

Depois de trabalharmos tão arduamente neste lançamento, temos orgulho em apresentar o nosso novo lançamento. Orgulho é um eufemismo, neste caso: a ISO é um passo significativo para o futuro deste projecto, por isso deixem-me conduzir-vos pelas mudanças.

Novos espelhos

A nossa rede de espelhos tem estado recentemente em rápida expansão graças a gentis administradores de espelhos que nos oferecem os seus serviços. Com este lançamento, acolhemos dois novos espelhos, Remi ESSAISSI, um espelho localizado em França, e Jingk, um espelho localizado em Singapura.

Estamos deslumbrados com a adição destes espelhos, que melhoram a experiência de utilização da nossa comunidade global.

Obrigado, Remi e JK Tan, por contribuírem com a vossa generosidade.

Informação sobre as aplicações EOS

Com este lançamento, incluímos uma nova aplicação chamada eos-apps-info. Nela são enumeradas todas as nossas aplicações que melhoram a experiência da nossa distro. Não é apenas uma lista, mas também contém manuais, baseados em Pandoc, de cada aplicação com uma instrução clara que inclui também imagens, apenas para a tornar mais conveniente.

O Manuel certificou-se de que esta base de dados é pequena e leve, de modo que não ocupa muito espaço no sistema. Esta aplicação é o manual perfeito instalado localmente para pessoas com acesso limitado à Internet ou apenas para todos os que gostam de ter a informação offline.

Como a maioria das nossas aplicações, a eos-apps-info não é instalada por defeito. Podem instalá-la com este comando:

yay -S eos-apps-info

Novos fundos de ecrã da comunidade

Como poderão ter notado, apresentamos agora uma nova instalação com um novo fundo de ecrã predefinido; o anterior está agora disponível na pasta eos-wallpapers-classic.

Também acrescentámos alguns novos fundos de ecrã da nossa comunidade, incluindo os novos fundos de ecrã com a nossa mascote Endy. Gostaríamos de agradecer todas as contribuições feitas pelos membros da comunidade; infelizmente, não pudemos incluí-las a todas, uma vez que não tínhamos a certeza se algumas imagens eram de utilização totalmente gratuita.

Pode descarregar os fundos de ecrã, clássicos e da comunidade, através da aplicação Welcome, clicando no botão “Tranferir mais papéis de parede do EndeavourOS”. Para novos utilizadores, ao clicar no botão, as pastas serão instaladas; para utilizadores existentes, as pastas serão então actualizadas.

Calamares

As mudanças do Calamares são as mais significativas deste lançamento.

Em comparação com os nossos lançamentos anteriores, este lançamento aproxima-nos de um nível superior e estamos confiantes quando afirmamos que esta ISO é um marco em direcção ao futuro.

As alterações feitas são remodelações completas sob a capa do Calamares, das quais o aumento significativo da velocidade de instalação é a melhoria mais estelar. Isto foi conseguido com o atirar pela janela do nosso sistema anterior e recomeçando a ISO do zero, o que resultou num instalador que é rápido, leve, fácil de manter, e ao qual é fácil adicionar novas características e uma experiência de utilizador extremamente melhorada.

Os resultados dos testes registaram um tempo de instalação online de três a quinze minutos, dependendo da velocidade da Internet disponível.

• Ao utilizar o particionamento automático no instalador, pode agora escolher-se BTRFS com a possibilidade de criar um sistema de ficheiros com um esquema de subvolume. Escusado será dizer que EXT4 é na mesma uma opção a escolher na partição automática.

• Agora, a configuração wifi utilizada no ambiente ao vivo será automaticamente instalada durante a instalação, pelo que não há necessidade de reintroduzir a sua palavra-passe numa nova instalação.

• Quando se escolhe um DE ou WM que utiliza LightDM, as definições de LightDM foram melhoradas para evitar um ecrã preto no arranque com certos sistemas de hardware*. Agora o LightDM irá esperar até que as configurações da GPU e a GPU sejam completamente inicializadas antes de arrancar. O GDM e o SDDM não tinham este problema.

• O processo de arranque no arranque inicial é mais à prova de falhas, graças aos melhoramentos que a equipa do Arch fez à archiso.

• O processo de instalação já não vai buscar pacotes ao GitHub, mas sim ao nosso repositório, para evitar instalações falhadas de utilizadores em países onde o GitHub está bloqueado ou falha devido a configurações de segurança pessoais como firewalls, etc.

• Outra melhoria para prevenir instalações falhadas é um tratamento da lista de espelhos enormemente melhorado, que minimiza o uso de maus espelhos.

• O Calamares tem um design aperfeiçoado que facilita ao utilizador a desmarcação dos pacotes de que não necessita no DE seleccionado.

• Quando escolhido o XFCE4 ou i3wm no instalador online, oferecemos agora a possibilidade de seleccionar ou desmarcar o tema EndeavourOS. Para a instalação offline do XFCE4, o tema EndeavourOS continuará a ser instalado.

• O kernel Linux-lts pode agora ser escolhido como uma opção no Calamares.

• Com a ajuda dos nossos moderadores, implementámos com sucesso a opção de utilizar transferência paralelas, introduzida com o Pacman 6, para escolher durante a instalação, o que diminui drasticamente o tempo de instalação. O tempo de instalação já é incrivelmente rápido por defeito, em comparação com a ISO anterior, mas para as pessoas que têm uma Internet rápida e fiável, a escolha de transferências paralelas pode ser uma experiência de instalação rápida como um relâmpago.

Gostaríamos de agradecer aos nossos moderadores, os criadores das nossas edições comunitárias, por ajudarem e experimentarem na criação deste marco decisivo.

Mas não podia deixar de fora o trabalho incrivelmente árduo dos meus colegas fundadores Joe Kamprad e Manuel. O vosso trabalho árduo e meticulosamente pormenorizado nos últimos meses fez, realmente, o EndeavourOS avançar ainda mais rumo ao futuro. Não posso descrever a admiração que tenho pela vossa persistência e visão. E vocês sabem o que quero dizer com o seguinte: Eu serei sempre o vosso Alfred Pennyworth…

A ISO pode ser descarregada aqui.

5 Likes

Os meus parabéns pelo lançamento! Esta é a primeira vez que testo como deve ser o EndeavourOS num portatil compativel com linux, e tenho a dizer que está fantástico.
Por fantástico, quero dizer que… instalamos arch sem espinhas e com o essencial. Sem bloat!
fiquei fã

um abraço

1 Like

O instalador melhorou bastante e oferece muitas mais opções.
Já agora @lxn , tenho vindo a traduzir o “Welcome” do endeavourOS para Português há já algum tempo, se entretanto for preciso alterar alguma coisa digam.
Também sou o Coordenador/tradutor do Calamares por isso de certa forma também já estou a contribuir para o Endeavour!

1 Like

Olá, @hugok! Eu reparei que as traduções do Welcome estavam feitas. Traduzi algumas coisas inicialmente, mas entretanto a aplicação e a distro têm vindo a crescer :slight_smile:
Se eu vir que alguma coisa fica melhor se for alterada digo-te alguma coisa.
Obrigado pela disponibilidade!